Gravidade Zero 2000 - Infinito
T1, E3: No Portal 3, Shorter redefine o jazz e encoraja a exploração artística para afetar a mudança social. Ele vê “Zero Gravity” como uma libertação do gênero que cria condições limitantes e socialmente opressivas. Na década de 1980, ele inova com seu quarteto e composições orquestrais, no seu período mais prolífico. Ele prova que o ser humano por trás do instrumento permanece de sua importância.