T1, E1: Mafalda é uma das personagens de desenho animado mais amadas e conhecidas do mundo. Mas como ela nasceu? Este episódio reconstrói a sua história e a figura de seu criador, o argentino Quino, revelando os segredos de seu nascimento. Desde os primeiros esboços, fruto de um pedido para uma campanha publicitária que não deu certo, até à sua publicação original, Mafalda tornou-se uma heroína rebelde dos anos 60, que hoje pode ser lida em chave feminista. Com material de arquivo, análises de cartunistas como Maitena, Liniers e Tute e depoimentos de historiadores, editores, amigos e familiares de Quino, este episódio viaja até o nascimento de um personagem que, mais de 50 anos depois, continua mais vivo do que nunca.