Eddie Redmayne vive a maior interpretação de sua vida, como o renomado cientista Stephen Hawking. Originalmente um jovem ativo e saudável, Hawking recebe um arrasador diagnóstico aos 21 anos de idade, bem quando conhece e se apaixona por Jane Wilde (Felicity Jones), também estudante de Cambridge. Com Jane lutando incansavelmente a seu lado, Stephen inicia seu mais ambicioso trabalho científico, estudando aquilo que lhe é mais precioso e que pouco lhe resta: o tempo. Juntos, eles desafiam impossíveis obstáculos, realizando muito mais do que alguém seria capaz de imaginar.