Ludovico Einaudi: Apple Music Live – Steve Jobs Theater
Para o pianista superstar Ludovico Einaudi, responder à questão “Is It Finished?”—“Acabou?”, o título deste espetáculo exclusivo, filmado e gravado em 12 de junho de 2019 no Steve Jobs Theater, no Apple Park — não é o objetivo principal. “Eu prefiro o estado inacabado”, diz ele ao Apple Music. “É um lugar onde as coisas ainda podem mudar e evoluir.” Esse ponto de vista permite que uma certa magia aconteça — e isso é essencial para esta obra que estreia aqui. A linguagem musical única de Einaudi combina técnicas de composição clássica com rock, folk, pop e outros gêneros, criando uma ampla e ousada abordagem de estilo e forma. À medida que estas 12 peças se revelam (alegres, melancólicas e contemplativas), nós testemunhamos um artista inovador em um ambiente raro — no palco e no estúdio, ao mesmo tempo —, onde, cercado pelo piano, mesa, livros, câmeras e outras ferramentas, novas formas de expressão são constantemente criadas. Acompanhado de imagens provocantes, Einaudi, o violoncelista Redi Hasa e o violinista e violista Federico Mecozzi misturam obras do repertório de concerto do compositor, extraídas de álbuns como Elegy for the Arctic, Elements e a série Seven Days Walking, de 2019, com músicas interpretadas pela primeira vez: “Há um equilíbrio entre os momentos de ‘procura’ e outros em que a música flui com mais definição”, diz Einaudi sobre o instinto explorador da obra. “É um espaço criativo onde a sua mente ainda consegue divagar.”