Navalha - Um Batalhão Brasileiro na linha Gótica
Quão forte e duradouro pode ser o impacto da guerra no ser humano? Como ele influencia os laços familiares e de amizade? De que forma ele afeta o corpo, a mente e o espírito dos veteranos? Estas são algumas questões abordadas neste documentário, cujo pano de fundo é a trajetória dos homens do III Batalhão do 6º Regimento de Infantaria — o “Navalha” —, da Força Expedicionária Brasileira (FEB), bem como os combates travados por eles na Linha Gótica, erguida pelos exércitos do Eixo na Itália, durante a II Guerra Mundial.“Navalha” também é uma história de superação de jovens humildes — a maioria oriunda das fazendas no interior do Brasil —, que subitamente foram colocados à prova numa arena onde as grandes potências mundiais mediam forças: o campo de batalha. O documentário resgata a epopeia dos homens que atenderam ao chamado do dever, num momento decisivo para o destino da Humanidade, escrevendo uma página da história que os brasileiros podem, verdadeiramente, se orgulhar.