Benjamin Martin é um veterano de guerra que renunciou às armas e decidiu viver em paz com sua família. Ele porém não vê outra saída a não ser pegar em armas novamente quando os ingleses trazem a Guerra da Independência ao seu quintal. Desta vez, Benjamin é acompanhado de seu filho idealista e lidera uma rebelião contra o implacável e equipado exército britânico. No processo, ele descobre que só pode proteger sua família lutando pela liberdade da jovem nação.