O mundo da órfã Lyra Belacqua vira de cabeça para baixo quando seu tio, o Lorde Asriel, retorna do Norte, onde esteve por muito tempo; a glamourosa Sra. Coulter visita o Jordan College com uma proposta.
Lyra começa sua nova vida em Londres, determinada a encontrar Roger com a ajuda da Sra. Coulter; os Gípcios continuam sua busca pelas crianças desaparecidas e pelos esquivos Papões.
Lyra e os Gípcios chegam ao norte e buscam ajuda do Conselho de Feiticeiras, do aeronauta texano Lee Scoresby e de um urso de armadura que trabalha em um vilarejo.
O aletiômetro coloca Lyra e Iorek em um novo caminho, guiando-os até uma impactante mas vital pista para encontrar Roger e as demais crianças desaparecidas.