No Man is an Island
Desde as grandes vagas de migração do verão de 2015, muitos estão dispostos a albergar e receber os povos menos afortunados deste mundo. Muito antes disso, o Dr. Bartolo assumiu a responsabilidade por Omar, um tunisino de 18 anos que deu à costa de Lampedusa. O Dr. Bartolo oferece a Omar uma família, uma casa e um emprego como intérprete no centro de detenção local. Por volta da mesma altura, Adam, um ganês de 16 anos, é recebido pelo responsável de um hotel, que lhe dá emprego como ajudante no hotel. Ambos os rapazes tiveram sorte. Ou será que não? Porque um futuro é mais do que um telhado sobre a cabeça e as boas intenções não são suficientes para a verdadeira integração. Devíamos ouvir os rapazes, em primeira mão. Lampedusa: terra prometida ou prisão no Mediterrâneo? Estas duas histórias de adoção distintas revelam a busca pela liberdade, tanto pelos habitantes de Lampedusa, como pelos recém-chegados, e são uma metáfora para a tarefa que se espera do continente europeu.