Os últimos passos de um homem
Baseado numa história real. A irmã Helen Prejean (Susan Sarandon) trabalha no interior da Louisiana quando recebe uma carta de Matthew Poncelet (Sean Penn), condenado que será executado pelo estupro e assassinato de dois adolescentes. Depois de conhecer Matthew, a freira concorda em ser conselheira espiritual e tentar acompanhar a execução. Contudo, a alegação de inocência é pouco convincente, ficando claro que ele é um racista amoral, censurável. Quando fica óbvio que ele será executado, a freira oferece consolo a Matthew, mas também tenta levá-lo a admitir a extensão de seus crimes, aceitando o perdão divino. Susan Sarandon ganhou o Oscar pela atuação como a irmã Prejean; Sean Penn foi indicado ao Oscar de melhor ator.