Após perder sua fortuna no exterior, Don Rodrigo retorna à sua aldeia natal na Espanha para determinar qual de suas netas é filha de seu filho legítimo falecido e qual é o resultado de um caso. Sua nora, Lucrecia, se recusa a ajudá-lo, mas determinado a descobrir a verdade, apesar das tentativas de Lucrecia de interná-lo em um mosteiro, Don Rodrigo se aproxima de Don Pio, o velho professor de suas netas.