No século 15, na França, Claude Frollo (Sir Cedric Hardwicke) é o maldoso clérigo de Notre Dame. Debaixo de seu comando está um deformado corcunda, Quasimodo (Charles Laughton), o qual é instruído à capturar a cigana Esmeralda (Maureen O'Hara), o objeto de desejo não-correspondido de Frollo. Phoebus (Alan Marshal), o homem que Esmeralda ama, a resgata. Mas, ela é moldada pelo assassinato dele, preparando o palco para um confronto emocionante entre Frollo e Quasimodo.