A Imperatriz
Um Lugar no Mundo
Helene e Elisabeth viajam para conhecer o imperador Francisco, que deverá pedir a mão da primeira em casamento. Na festa, ele surpreende a todos com sua decisão.
Elisabeth chega em Viena para seu casamento e as intrigas palacianas a envolvem imediatamente; Francisco tenta evitar que seu país entre em guerra.
Elisabeth se casa com Francisco e a família real percebe que a popularidade dela está aumentando; o antigo amante de Sofia vai ao casamento e descobre um segredo.
Sofia e o conselho insistem na militarização, mas Francisco não quer se envolver; Elisabeth ofende o filho do czar, provocando graves consequências políticas.
Maximiliano consegue apoio para um plano maligno; o gesto bem-intencionado de Elisabeth sai pela culatra, fazendo com que ela se aproxime da questionável criada Leontine.
Elisabeth começa a aproveitar as festas na companhia de Maximiliano; Francisco fica desesperado por uma reconciliação; Leontine entra em uma situação complicada.