Israel/Irã/EUA, A Longa Guerra
A Revolução Iraniana de 1979 deslocou as ambições de Teerã para um lado e as de Tel Aviv para outro. Israel e os Estados Unidos tornaram-se alvos do ódio popular como símbolos do controle imperialista sobre o país, e o Irã rompeu com o Ocidente.
Na época do Xá, Irã e Israel eram nações amigas. A revolução islâmica de 1979 muda os planos, de um lado, de Teerã, e do outro, de Washington e Tel-Aviv. A ruptura acontece em 1982 quando os Israelitas invadem o Líbano, e entram em guerra com o Hezbollah: nova força xiita libanesa, apoiada pelo Irã.