Rotas da Escravidão
No século 17, o oceano Atlântico torna-se o campo de batalha da guerra açucareira. Franceses, ingleses, holandeses e espanhóis lutavam pelo Caribe para cultivar cana-de-açúcar.
Em Londres, Paris e Washington, o movimento abolicionista ganha força. As principais potências europeias abolem o comércio transatlântico em 1807.