As Mulheres Do Búfalo Branco
Uma sociedade antiga, nativa e matriarcal tem sido vítima de genocídio e colonialismo durante alguns séculos. O resultado é uma comunidade culturalmente sabotada e isolada que luta para salvar o que lhe resta da sua identidade. As mulheres Lakota que vivem nas Reservas Indígenas Pine Ridge e Rosebudem Dakota do Sul uniram-se contra as forças que continuam a tentar suprimi-las. Preservando e protegendo os seus valores e sabedoria ancestrais, elas dão ao seu povo uma fonte de esperança. Com acesso exclusivo ao testemunho de vida de 9 mulheres, com idades entre 10 e 98 anos, ficamos a conhecer experiências de perda e sobrevivência na medida em que construímos uma visão da vida de um americano indígena moderno numa reserva indígena. Agarrando as reportagens históricas e as estatísticas surpreendentemente oportunas, estas guiaram os espectadores à trajetória que as levou às condições atuais. Unidas numa só voz estas mulheres estão determinadas e inspiram-nos com sua força, dando-nos dicas antigas que ilustram nossas atuais crises globais, ambientais e culturais. Estas são as histórias incrivelmente poderosas e ricas das mulheres e crianças corajosas que vivem no condado mais pobre dos Estados Unidos.