Galardoado com 11 Prémios da Academia, incluindo Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Ator, "Ben-Hur" é considerado um dos maiores épicos da história de Hollywood. Judah Ben-Hur (Charlton Heston) é um membro da nobreza judaica que vive em Jerusalém. Tem uma vida dedicada à religião, opondo-se de forma pacífica à ocupação romana da Judeia. Mas quando um amigo de infância, Messala (Stephen Boyd), regressa como oficial romano, a sua lealdade para com Roma e a indiferença para com o destino da Judeia criará um conflito com Judah. Ignorando os valores da amizade, Messala manipula acusações de traição contra Ben-Hur, a sua irmã e a sua mãe, levando à sua detenção por soldados romanos.