Jacobowsky e o Coronel
Desamparado em Paris, o refugiado polaco S.L. Jacobowsky (Danny Kaye) tem de fugir outra vez do avanço dos nazis. Percebendo que o refugiado judeu é a sua única hipótese de escapar também à prisão, o Coronel Prokoszny (Curt Jurgens), do Exército polaco, deixa que Jacobowsky lhe roube o carro e, juntamente com a sua namorada, Suzanne (Nicole Maurey), junta-se à fuga. Apesar de se sentir incomodado pela atracção de Suzanne por Jacobowsky, Prokoszny ainda assim salva-o de ser capturado. E depois de Jacobowsky lhe retribuir o favor salvando-o de uma alhada, o coronel começa a perder aos poucos as suas opiniões anti-semitas e os dois homens tornam-se amigos enquanto se dirigem para a segurança de Londres... onde Suzanne terá de finalmente escolher um dos dois.