T1, E5: Pacheco muda novamente de lado e, na ausência de Afonso, Isabel toma as rédeas da situação. Ela e Henrique negociam a paz, mas o rei irrita seus maiores aliados ao conversar com os rebeldes em vez de atacá-los.