AS TOLD TO G/D THYSELF
Quando o saxofonista e compositor de Los Angeles, Kamasi Washington, começou a fazer o álbum Heaven and Earth de 2018, ele sabia que era mais do que apenas um álbum duplo. O novo trabalho do colaborador de Kendrick Lamar, que chega depois do ambicioso álbum triplo de estreia, The Epic, reúne elementos de funk, trilhas sonoras de filmes de kung fu e uma fusão ao seu estilo característico de jazz espiritual grandiosamente orquestrado. "A música era muito visual", conta Washington para o Apple Music. Então, antes que o álbum fosse concluído, ele procurou o diretor de fotografia Bradford Young (dos filmes Selma e O Ano Mais Violento) para começar a desenvolver ideias para o que viria a ser o curta experimental que eles dirigiram com Terence Nance, Jenn Nkiru e Marc Thomas — os cinco formam o coletivo agora conhecido como The Ummah Chroma. "É como se houvesse uma quarta parte do álbum", diz ele, referindo-se aos dois lados do Heaven and Earth e o EP que o acompanha, The Choice. Assim como aquelas gravações que são sua trilha sonora, As Told To G/D Thyself é inspirado pela “jornada para entender que você pode moldar o mundo no que você quer que seja”, diz Washington. Mas tem um elemento que convida a todos os tipos de interpretação. "Eu queria que o álbum fosse suficientemente solto para que as pessoas pudessem criar suas próprias histórias dentro da história. É como as peças de um quebra-cabeça que você pode reorganizar de diferentes maneiras. Assista ao filme agora e conheça as músicas abaixo.