Khartoum - A Batalha do Nilo
Épico histórico espetacular ambientado em 1885. Comandando por um líder religioso resoluto chamado "Mahdi" (Laurence Olivier), 80 mil guerreiros sudaneses massacram oito mil soldados egípcios liderados pelos britânicos no deserto, a 150 km além de Cartum. O primeiro-ministro britânico, Gladstone (Sir Ralph Richardson), é informado do massacre e que o Mahdi está determinado a tomar a grande cidade de Cartum para provar sua missão e seu poder divino. O general Charles "Chinês" Gordon (Charlton Heston) é convencido a tentar fazer a paz. Ele também precisa encontrar uma forma de retirar o exército egípcio protegendo a cidade de Cartum e seus habitantes. Direção de Basil Dearden. As impressionantes sequências de ação foram dirigidas por Yakima Canutt.