Ichigo Kurosaki é um garoto de 15 anos que, desde a infância, tem a habilidade de ver fantasmas. Quando conhece Rukia Kuchiki, ele recebe poderes acidentalmente. A partir de agora, ele precisará ser treinado para servir como um Shinigami.
Na escola, Ichigo encontra Rukia, que se passa por estudante de intercâmbio. Rukia quer que Ichigo assuma as responsabilidades dela como ceifadora de almas, mas ele se recusa.
Chad, amigo de classe de Ichigo, leva para escola uma ave que na verdade é a alma de um menino que levou uma vida trágica.