O submarino Yamanami colide com um submarino nuclear americano e afunda nas águas próximas ao Japão. A notícia da morte da tripulação choca Hiroshi Fukamachi, comandante do submarino diesel Tatsunami, que inicia uma investigação sobre o incidente.
O submarino Tatsunami chega à região onde a operação está paralisada após a declaração de Kaieda. Fukamachi embarca no Seabat para tentar deter Kaieda e descobre suas verdadeiras intenções.
Kaieda inicia finalmente o confronto contra as forças dos EUA. Wataru Unabara se dirige a uma reunião de cúpula com o Presidente Bennett dos EUA.