Paul Newman e Robert Redford definem o padrão para o filme de companheiros com este western clássico. Sundance (Redford) é um pistoleiro veloz e o seu colega Butch (Newman) é um talentoso planeador de esquemas de enriquecimento rápido. Perseguidos pela lei, os dois pegam nas armas e, juntamente com a namorada de Sundance (Katharine Ross), partem para a Bolívia, longe dos homens que tentam levá-los à justiça e à morte.