Papusza
A história verdadeira de Papusza - a primeira mulher roma que registou os seus poemas por escrito e os publicou, confrontando assim a imagem feminina tradicional da comunidade cigana. O filme acompanha a vida de Papusza desde o nascimento até à velhice: casamento combinado na infância, a sua vida num tabor cigano antes, durante e depois da Segunda Guerra Mundial, seguida de alojamento forçado na Polónia comunista e vida urbana em pobreza. O seu encontro com o poeta polaco Jerzy Ficowski, que descobriu o seu grande talento para a poesia e publicou as suas obras deu origem a um paradoxo trágico: uma famosa poetisa estava a viver na pobreza, rejeitada pela comunidade roma por trair os seus segredos.