Os Segredos da Tia Cátia
Noite de Natal
Não há Natal em que a tia Cátia não invente, na cozinha! E não lhe falta criatividade às invenções. Este ano, irá cozinhar: Os tradicionais sonhos, mas estes, generosamente preenchidos com creme de bacalhau. Uma empada com massa caseira e um delicioso recheio de perdiz. E para tornar ainda mais bonita a mesa de doces, uma árvore de Natal com massa folhada e doce de ovos com amêndoas.
Espargo Meu, Espargo Meu
Têm um sabor delicioso, da terra e outonal, mas são muitas vezes esquecidos. A tia Cátia fará três pratos deliciosos com espargos. Muito simples de preparar, o creme de espargos com cogumelos é aveludado e elegante. Segue-se um belo risoto de espargos, cremoso e descomplicado e ainda uma saborosa tarte com espargos e presunto, rica em texturas.
Há vários ingredientes novos no mercado e na nossa gastronomia. A tia Cátia escolheu três, verdes, para cozinhar: com spirulina, fará um pesto para acompanhar tagliatelle caseiro. Com bimis, há tarte de cogumelos portobello e ervas aromáticas. E com chá verde matcha, um gelado em camadas intercaladas com chocolate negro.
Compram-se congelados, não gastam o orçamento e permitem dar asas à imaginação. Com estes requisitos, a tia Cátia vai preparar: caril de pota, aromatizada com várias especiarias e leite de coco. Lulas recheadas com carne picada e todo o sabor da alheira e do chouriço a rematar. E cannelloni de pescada estufada em molho de tomate com vegetais.
A tia Cátia adora moldar os seus cozinhados, então, decidiu preparar três entradas enroladas. A primeira é um sushi vegetariano com cuscuz de arroz e um molho especial de abacate, lima e coentros. Seguem-se rolinhos de ovo recheados com farinheira. Simples, práticos e inconfundíveis. E curgete grelhada enrolada com requeijão, doce de abóbora e vinagre balsâmico.