Wayne Shorter: Zero Gravity
Zero Gravity é uma ode cinematográfica à lenda do jazz, Wayne Shorter, do produtor executivo Brad Pitt e com realização de Dorsay Alavi. Dividido em 3 portais, o espectador é transportado para períodos prolíficos da vida de Shorter e percebe como, na adversidade, ele cresceu para a grandeza, desfez as limitações do jazz e se tornou um dos músicos e compositores mais influentes da música americana.
Newark Flash Em Nova Iorque 1933-1971
Portal 1 leva-nos à infância de Shorter, recheada de bandas desenhadas e filmes que o levaram à música. Ele compõe e toca com Art Blakey e os Jazz Messengers, grava impressionantes composições a solo para a Blue Note Records e junta-se ao Miles Davis Quintet. O virtuosismo e os arranjos de Shorter levam Davis numa nova direção, inspirando os títulos de alguns álbuns do Miles Davis Quintet.
Portal 2 explora a luta de Shorter contra o trauma e a dependência. Ele descobre o budismo. Shorter e Joseph Zawinul formam o popular grupo de jazz/rock Weather Report e tornam-se pioneiros do movimento jazz/rock. Shorter colabora com Milton Nascimento, Joni Mitchell e Herbie Hancock, marcando esta era como o período de maior sucesso comercial da sua carreira.
Zero Gravity 2000 - ∞
Em Portal 3, Shorter redefine o jazz e incentiva a exploração artística para gerar mudança social. Ele vê "Zero Gravity" como uma libertação dos limites do género e do condicionamento social opressivo. Aos 80 anos, ele inova com o seu quarteto e composições orquestrais, criando a sua obra mais prolífica. Ele prova que o ser humano por trás do instrumento continua a ser de extrema importância.