Rio Vermelho
Headstrong Thomas Dunson começa uma próspera fazenda de gado no Texas com a ajuda de seu fiel ajudante Groot e seu protegido Matt Garth, um órfão que Dunson tomou sob sua asa quando ele era um menino. Ao precisar de dinheiro após a Guerra Civil, Dunson e Matt levam uma boiada para o Missouri, onde eles conseguem um preço melhor do que o local, mas o velho excêntrico e seu jovem parceiro voluntário começam a discutir durante a viagem.