Acidente?
Um trem descarrila em uma pequena cidade finlandesa, provocando uma explosão e um desastroso incêndio. O caso é assumido por Marita Kaila, investigadora especializada em acidentes, cuja equipe deve descobrir as causas do sinistro.
A investigadora Marita Kaila chega a uma cidade devastada. Um trem descarrilou, o pátio ferroviário explodiu e a estação foi destruída pelas chamas.
Sobreviventes
O hospital local está em colapso, tomado pelas vítimas do desastre e seus familiares. Entre os pacientes em estado grave está o maquinista do trem que descarrilou.
Marita e Daniel interrogam o maquinista, que se mostra agitado ao ser questionado sobre o sistema automático do trem, uma inovação finlandesa prestes a ser adotada em toda a União Europeia.
Eero não encontra falhas no sistema da Futurail. Mas Marita nunca confiou nele e confia menos ainda ao descobrir que ele teve um envolvimento com uma das programadoras do sistema.
A equipe de investigação reduziu as causas possíveis da tragédia a duas teorias: uma falha no sistema da Futurail ou o incêndio que atingiu a estação ferroviária. Cada pista é decisiva para revelar a verdade.
A suspeita com esquizofrenia é presa, mas Marita acredita que ela é apenas um bode expiatório; Daniel descobre que o maquinista havia aprendido a burlar o botão de presença, que detecta se o condutor está acordado.