Doug
Doug Funnie é um jovem que escreve em um diário. Em sua cidade natal, Bluffington, ele usa sua imaginação para passar por provas de amizade, amor, escola e crescimento.
Último Aniversário de Doug
Enquanto Doug entrega convites para sua festa de 12 anos, ele fica chocado ao descobrir o quanto seu mundo familiar mudou durante o verão.
Nova Escola de Doug
Um concurso estudantil chamado "Dê um nome à sua escola" na nova escola causa uma competição tão acirrada entre Doug e Patti que eles param de se falar. Finalmente, Bill Bluff, o magnata da cidade, dá o nome de Escola Secundária de Beebe Bluff, em homenagem à sua filha.
Quando Doug e Skeeter usam seus uniformes do Bluffscout para ir à escola, os comentários sarcásticos que eles recebem convencem Doug de que os Bluffscouts são "coisa de criança", e ele sai do time. Doug consulta algumas pessoas sobre o que significa ser adulto.
Uma carta de um amigo do acampamento de verão do ano anterior lembra Doug de suas experiências por lá. Querendo ficar perto de Patti, Doug concorda em ir para o mesmo lugar que ela, um acampamento de esportes supercompetitivo.
Patti se junta a um clube esnobe. Doug, com medo de perder a amizade e curioso sobre o clube, convence Skeeter a entrar disfarçadamente com ele vestidos como garotas da sociedade. Uma vez lá dentro, Doug e Skeeter descobrem que não é nada do que esperavam... na verdade, é até meio divertido.
Doug consegue um emprego na loja de artesanato de sua avó e ela concorda em deixá-lo tornar a loja mais moderna desde que ele aceite a responsabilidade adicional. Logo, umas multidão lota o local para comprar as mercadorias da última moda até que uma loja maior e mais moderna é aberta.