El Cid
A CONSPIRAÇÃO
Estamos em meados do séc. XI. Ruy é um jovem que acabou de ser nomeado escudeiro do príncipe Sancho, o filho mais velho do rei Fernando de Leão. Certa noite, descobre que alguém que ele ama está envolvido numa conspiração para derrubar o rei. A partir daí, Ruy fica preso entre a lealdade ao seu dever e ao seu coração.
Flaín quer apanhar o homem que se intrometeu na conspiração. Rodrigo sabe que foi o neto e quer mandá-lo para Vivar. Mas Ruy não quer deixar o rei nas mãos de Flaín e só vê uma solução, matar o conde de Leão. Quando parece que tudo vai começar, as tropas de Navarra surgem na fronteira e declaram guerra contra Leão.
Fernando envia o filho, Sancho, com um parco exército para Saragoça para confrontar o irmão, Ramiro, o rei de Aragão. Antes de partir com Sancho, Ruy diz ao rei que Flaín o tentou matar. Fernando começa a investigar quem o traiu. Entretanto, Ruy deixa Leão sem saber que Flaín enviou um assassino com o exército para o matar.
As tropas de Castela com Sancho e Ruy lutam em desvantagem numa batalha contra os aragoneses. Quando tudo parece estar perdido, o resultado é totalmente inesperado. Em Leão, Fernando descobriu quem conspirava contra ele, incluindo a sua esposa, Sancha. Sem o conhecimento do rei, a sua filha Urraca também tomou uma decisão que vai mudar o equilíbrio do poder para sempre.
Após Fernando adoecer, Sancho e as suas tropas regressam a Leão. Ruy diz ao avô que Flaín enviou alguém para o matar. Rodrigo sabe que a vida do neto corre perigo. Entretanto, Flaín não desiste da conspiração contra o rei moribundo e decide tentar conquistar o poder antes de morrer. Ele não sabe que Urraca ainda tem um truque na manga.
Após o assassinato de Flaín, o Conde de Leão, muitos apontam Ruy como o culpado. Enquanto isso, o de Vivar é obrigado a voltar para Saragoça, onde foi condenado à morte por ter se deitado com Amina, a filha do Emir. Em Leão, Urraca descobre que Jimena e Ruy estão apaixonados e traça um plano para se beneficiar desta informação.