Tim Roth interpreta o Dr. Cal Lightman, o maior perito em mentiras do mundo que estuda as expressões faciais e a linguagem corporal involuntária para descobrir se alguém está a mentir e porquê. Com base nas descobertas científicas verdadeiras do Dr. Paul Ekman, a série segue Lightman e a equipa dele de especialistas na mentira, enquanto ajudam forças policiais e agências governamentais a expor a verdade por trás das mentiras.
Cal e Gillian investigam o caso de uma menina de 11 anos que está desaparecida há dois meses; e Eli e Torres têm de determinar se o livro de memórias de uma famosa ativista pela paz é verdadeiro, mas a atração de Loker pela mulher socialmente consciente pode estar a toldar-lhe o julgamento.