Vitória
Vitória é injustamente acusada de tentar matar Sérgio e é presa. Na prisão, luta para provar sua inocência, enquanto é afastada dos filhos, manipulados por Manuel e Carolina. Após dois anos, Vitória tenta recuperar a guarda dos filhos com a ajuda de João, uma antiga paixão, mas enfrenta forte resistência da família, principalmente de Manuel.
No tribunal, João denuncia a manipulação dos filhos de Vitória contra ela e a audiência é suspensa. Mais tarde, a juíza concede a guarda a Vitória, deixando a família Mendonça em choque. Sérgio é alvo da ira de Manuel. João faz terapia de casal com Isabel e o tema traição surge. Os filhos resistem à mudança e desprezam a casa da mãe, Matilde acaba por fugir com a ajuda de Tiago.
Vitória está desesperada com o desaparecimento de Matilde, que fugiu com Tiago. João tenta ajudar e vai a Santa Rainha investigar, acreditando que Manuel está envolvido. Enquanto isso, Tiago manipula Matilde e impede-a de contactar a família. No tribunal, João descobre que Lia está em perigo e, em casa de Vitória, Adelaide, assistente social, chega para investigar uma denúncia sobre Matilde.
Vitória, desesperada pela fuga de Matilde com Tiago, confronta Manuel e António, mas eles negam envolvimento. João e Alice tentam encontrar Matilde. Isabel quer saber quem é Vitória e fica furiosa. Sérgio pressiona Vitória a casar-se com ele, prometendo-lhe a localização de Matilde. Em desespero, Vitória aceita o pedido de casamento para saber onde está a filha.
Alice impede o casamento de Sérgio e Vitória. No hotel, Matilde fecha-se na casa de banho ao perceber o que aconteceu com Tiago. Manuel e António tentam impedir Vitória de salvar a filha. Isabel, cada vez mais desconfiada, encontra fotos antigas de João e Vitória. Afonso faz de tudo para voltar a viver com o avô e impede Francisco de defender a mãe.
Matilde é encontrada e regressa a casa com Vitória, mas o ambiente continua tenso. João lida com os conflitos entre Isabel e Lia. Afonso apoia a filha de João. No seio da família Mendonça antigas mágoas vêm à tona. A tensão entre Vitória e Manuel atinge um ponto crítico.