Amarras do Amor
Lidiya surra Katerina quase até a morte; Zakhar autoriza os Goremykas a cuidarem de sua saúde; depois de uma injeção de morfina, Grigoriy confunde Natalie com Katerina.
Katerina ajuda o servo de Sheffir a registrar uma queixa contra Lidiya; em Chervinka, Nazar começa uma rebelião contra Grigoriy. Chervinskiy consegue contê-la.