Gargantia on the Verdurous Planet
O náufrago
O subtenente Ledo é um piloto de machines caliber na Aliança Galáctica da Humanidade lutando em uma guerra sem fim contra o Hideous, nas fronteiras da galáxia, porém após um acidente, em sua última batalha, ele e o seu robô, Chamber, acabam em um misterioso planeta habitado por uma tribo humana aparentemente primitiva.
Depois que Chamber acabou com os piratas que ameaçam a Bellows e sua equipe, Ledo é considerado uma ameaça e mantido sob guarda pela tripulação da Gargantia. E com isso, o comboio pirata da imperatriz Lukkage está indo à toda velocidade em direção à frota Gargantia com sede de vingança...
Para compensar pelos danos causados ao hangar, o Chamber é usado para transportar containers pesados, mas isso deixa o Ledo de lado sem nada para fazer. A Amy o leva pela frota e o apresenta ao sábio dr. Oldham e também ao seu irmão mais novo Bebel, doente, mas muito sensato.
Amy tenta ajudar Ledo a encontrar um emprego e o apresenta a vários setores diferentes da Gargantia, mas eles não têm sucesso. Então o vento e as ondas param fazendo deste um "dia de calmaria" em que a frota desliga para que possam ser feitos trabalhos de manutenção. Mas para o pessoal não ligado à manutenção, é um dia de folga. Pinion convida Ledo, Amy e suas amigas para um churrasco. Tudo parece estar indo bem... até que a Amy se envolve numa corrida pelo ar e o Ledo em uma corrida fugindo de certas anfitriãs!
Quando Gargantia entra em uma Galáxia em Redemoinho, pesca-se uma grande quantidade de peixes e se faz um festival. Ledo finalmente tem a chance de pescar debaixo da água com um Yunboro, mas não está bem preparado para esse trabalho. No entanto, durante o festival, tanto o Pinion quanto a Bellows pedem a cooperação dele em trabalhos de caças a tesouros submersos. Enquanto isso, Chamber pesca sem o seu piloto, mas acaba causando mais problemas...