Halo
Contato
No ano de 2552, humanos no planeta Madrigal têm lutado por independência da Terra, mas um encontro fatal com alienígenas do Covenant muda tudo.
John conhece seu novo parceiro e descobre segredos dentro de sua própria memória; Kwan quer voltar a Madrigal para lutar com seu povo por independência, mas Soren tem outros planos para ela.
Guiado por suas visões, John leva Halsey e Cortana de volta para onde tudo começou à procura de respostas sobre o seu passado; protegida por Soren, Kwan vai em busca de um exército.
Sobreviventes da batalha retornam para Reach; John confronta Halsey sobre seu passado; um prisioneiro parece conhecer John melhor do que ele conhece a si.