Andre “Dre” Johnson tem um grande emprego, uma bela mulher, Rainbow, quatro filhos e uma casa colonial nos subúrbios. Mas terá o sucesso trazido demasiada integração a esta família negra? Com a ajuda do seu pai, Dre decide-se a estabelecer um sentimento de identidade cultural que honre o seu passado e, ao mesmo tempo, abrace o futuro.
A conversa
Dre, desapontado por Bow já ter tido “a conversa” com Andre Jr, por achar que o pai é demasiado pudico para isso, decide corrigir o assunto, tendo com o filho a sua versão “da conversa”. Mas depressa dá por si a desejar nunca se ter metido nisso, quando Andre Jr. começa a dar com o pai em doido com perguntas constantes sobre sexo.
Dre decide expandir o círculo social de Andre Jr, para incluir mais miúdos negros, depois de descobrir que o filho não faz ideia do que é “o aceno”. Entretanto, esperando inspirar a pequena Diane a seguir medicina, Rainbow leva-a para o trabalho no hospital… no que se revela ser o pior dia de sempre.
Ainda que Dre e Rainbow tenham concordado deixar de bater nos filhos, tudo é possível quando Jack desobedece. Agora, Zoey, Junior, Diane e um nervoso Jack temem que os pais recuem na sua palavra.
Dre teme que a diversão do feriado acabe, quando os miúdos mais velhos se recusam a seguir gloriosa tradição de Halloween dos Johnson de ver quem consegue pregar as partidas mais estapafúrdias aos outros.