Após uma série de partidas vitoriosas de Sumo Slammers, Ben tem a ideia de participar de um combate de luta na vida real. Mas um lutador intimidador chamado Iron Kyle decide pegar pesado.
O acampamento de Ben e Gwen é interrompido pelos apáticos Weatherheads, Gust-o, Hail-o e Shock-o. Mas um Omnitrix enlouquecido disparando uma salada maluca de alienígenas talvez não seja a melhor receita para o sucesso.
Numa pacífica cidade costeira, Ben deve enfrentar o arcaico antagonista Steam Smythe e sua mais recente criação, "os Clocktopus", encarando seu medo mais profundo e obscuro: lulas!