O pai de Cain
A TARTARUGA E A ÁGUIA
Eloy, tenente da Guarda Civil, é obcecado pelo contraterrorismo. Democrata e aventureiro, ele se voluntaria para o quartel de Intxaurrondo, em San Sebastián, uma cidade onde metralhadoras, tiros na nuca, carros-bomba e ataques de morteiro são comuns.
Ciente da evolução de sua relação com Begoña, Eloy tenta manter-se distante após visitar a esposa, Mercedes, em Madri. Ao retornar a San Sebastián, ele é recebido por uma série de ataques terroristas e funerais de colegas, e isso o manda de volta aos braços da jovem proprietária da pensão em busca de conforto.