Sheldon Cooper, de 9 anos, é uma mente única de sua geração, com facilidade para a ciência e para matemática avançada, mas descobre que nem sempre é fácil crescer no leste do Texas, uma terra onde a igreja e o futebol são reis.
Depois de sufocar com uma salsicha no café da manhã, Sheldon lida com o medo de alimentos sólidos e descobre os quadrinhos pela primeira vez.
Sheldon vai em uma missão para refutar um representante da NASA que descarta sua ciência.