Entediado com o seu sucesso, o badalado escritor de histórias de mistério Rick Castle se une à detetive do NYPD Kate Beckett para solucionar o caso de um assassino que recria cenas de homicídio descritas nos livros de Rick. Enquanto solucionam o caso, os dois realizam que a parceria incomum tem seus benefícios e decidem continuar trabalhando juntos. Combinando a intuição de escritor com o trabalho criativo de detetive, a dupla investiga estranhos homicídios em Nova York. Durante o tempo todo, os dois desenvolvem um relacionamento forte porém complicado.
Adolescentes brincam de roleta-russa com um revólver sem balas até que um deles acaba morrendo; a morte de outro membro do grupo é vista como suicídio, mas Castle e Beckett resolvem investigar o que há por trás desses incidentes.
A morte de um vereador, cujo corpo foi encontrado enrolado em um tapete jogado em uma lixeira, dá início a uma investigação profunda no cenário político de Nova York; Castle e Beckett têm de lidar com ricaços arrogantes e com corrupção.
Castle e Beckett tentam desvendar o caso de um imigrante que foi torturado e morto numa espécie de ritual religioso; em casa, Castle precisa lidar com a volta da mãe de Alexis, que foi sua primeira esposa.