A Balada de Nova Iorque
O detetive John Kelly está completamente desesperado. No trabalho, o problema da bebida do seu parceiro e o assédio contínuo ao gangster Alfonse Giardella está prestes a metê-los a ambos em problemas com a máfia. Na vertente pessoal, a sua mulher quer o divórcio.
O Tenente Fancy e o Detetive Kelly são avisados para deixarem de pressionar a máfia, mesmo quando Andy Sipowicz se encontra no hospital com numerosos ferimentos de bala. De volta ao prédio da ex-mulher de Kelly, um jovem zangado começa a andar com uma arma para proteção.
Depois de descobrir o hotel onde Giardella está escondido, Sipowicz consegue a sua vingança com a ajuda de um bulldog de estimação e do grato chef do hotel. Entretanto, a oficial Janice Licalsi recebe uma visita do seu pai culpado.
Kelly deixa o trabalho de guarda-costas depois de descobrir que o seu patrão milionário é um agressor de mulheres. Mais tarde, Kelly fala numa reunião de inquilinos, explicando os perigos de andar com uma arma para proteção. Infelizmente, a sua conversa tem pouco impacto sobre o inquilino em 4B.
Martinez descobre que o superintendente do prédio do seu irmão é um polícia que espanca e rouba inquilinos que se atrasam na sua renda. Enquanto Kelly ajuda Martinez a recolher provas, um colega detetive começa a atormentar a 15ª com partidas elaboradas.
Kelly é forçado a prender um amigo próximo após uma luta no campo de basquetebol, deixando outro amigo morto. Entretanto, as suspeitas de Sipowicz são levantadas enquanto investiga um tiroteio de carro em que a esposa é morta, mas o marido sobrevive.