Os Amadores
Vincent Piquet, na casa dos trinta, trabalha na Agência Departamental de Meurthe-et-Moselle. A sua namorada, Louise, que por acaso até é sua chefe, deixou-o. Alban Burne, de 45 anos, ainda vive com a mãe e distribui o correio no edifício. Uma manhã, Vincent e Alban veem as suas vidas monótonas abaladas quando, após um mal-entendido, desvendam um perigoso plano que ameaça envolver a sua pequena cidade num escândalo político e financeiro. Acabam por se envolver no mundo do crime organizado - um mundo que Vincent teria preferido evitar, mas que, Alban, que adora filmes de ação, anseia por fazer parte do mesmo. Para se salvarem e à sua cidade, vão ter de se manter unidos, apesar dos seus feitios incompatíveis.
Depois de ser a única testemunha num acidente de viação, Vincent, na casa dos trinta, atende um telemóvel abandonado à beira da estrada. Ele ouve uma mensagem que não era para ele: "Se não chegar até às 17 horas, matamos a sua mulher." Vincent, que não é muito corajoso, prefere esquecer o incidente o mais rápido possível. Ele tem outros assuntos mais importantes a tratar: reconquistar a sua namorada, por exemplo, e fazer com que ela esqueça as mensagens enviadas no dia anterior quando estava bêbado. Mas o seu colega Alban, que distribui correio no edifício, vê a situação como um sinal de um grandioso destino que têm de concretizar juntos. Fã de filmes de ação, Alban já se imagina como o herói do momento e arrasta Vincent para o hospital, para encontrar a vítima do acidente de viação e devolver-lhe o telemóvel.
Vincent e Alban foram raptados pelo Sr. Hermann, o homem cuja esposa foi raptada. Ele acusa Alban e Vincent de roubarem o telemóvel e uma grande quantia de dinheiro envolvido, que era o dinheiro do resgate que se destinava à libertação da sua esposa. Os capangas do Sr. Hermann ameaçam matar os dois se não confessarem. Mas Hermann obriga Vincent e Alban a ir ao encontro marcado pelos raptores da sua esposa, membros perigosos de um gangue albanês, com uma pasta vazia.
Vincent tenta chegar a acordo com o cabecilha do gangue albanês. Mas Alban, que não sabia disso, encontra a Sra. Hermann e liberta-a. Segue-se uma perseguição nas imediações do edifício da agência departamental em Meurthe-et-Moselle. Eles conseguem escapar e Manon pode finalmente regressar para os braços do marido. Mas, assim que se encontram, rebenta uma violenta discussão entre eles, resultando na morte do Sr. Hermann. Alban é obrigado a deixar as suas impressões digitais na arma do crime.
Vincent e Alban apercebem-se de que o assunto é mais grave do que imaginavam quando descobrem que Manon Hermann é a filha de Claude Becker, o único investidor no projeto de distritos ecológicos, um projeto dirigido por Louise como parte do seu trabalho na agência departamental. Manon chantageia-os e exige que eles recuperem uma caixa de música, valiosa para ela, da casa de Marat Milankovitch, um oligarca que fugiu da Rússia. Depois de serem intercetados pelo cabecilha do gangue albanês, Vincent e Alban infiltram-se na festa na casa de Milankovitch. Vincent distrai Milankovitch, enquanto Alban procura a caixa de música na casa.
A agência de inteligência estrangeira de França, a DGSE, tem na mira Vincent e Alban e reconstituiu as suas ações nas últimas 24 horas. Um agente duplo que eliminou a sua colega, também pretende tramá-los pelo homicídio que ele cometeu. Entretanto, Vincent e Alban preparam-se para devolver a caixa de música a Manon. Mas Alban parte a caixa de música e os dois homens desvendam uma conspiração relacionada com o projeto dos distritos ecológicos. Vincent está preocupado com Louise, a sua ex-namorada, por quem ainda está apaixonado, e que se dedicou a este projeto. Não há tempo para a avisar, uma vez que são perseguidos pelos seus inimigos.
Vincent e Alban conseguem fugir sem serem capturados… por enquanto. Na festa de inauguração dos novos distritos ecológicos, Louise é atacada e raptada. Vincent e Alban confrontam Claude Becker, o cérebro por detrás da conspiração, mas este relembra-os de que tem as impressões digitais deles na saladeira usada para matar o Sr. Hermann. Para piorar as coisas, Vincent é contactado e é-lhe dito que Louise morrerá se não devolverem o documento secreto na sua posse. Depois de discutir com Alban, Vincent tenta salvar Louise sozinho.